7 MANEIRAS DE MELHORAR A SAÚDE MENTAL EM 2021

Antes de o mundo ser abalado pela covid-19, o cuidado com a saúde mental passou a ser mais valorizado com a campanha Janeiro Branco, que entrou para o calendário da saúde em 2014. Ela convida as pessoas a pensarem sobre sua saúde mental e a refletirem sobre a importância dos cuidados e da prevenção ao adoecimento emocional. Confira abaixo sete maneiras para melhorar nossa saúde mental.

 

1.Pratique atividades físicas

Atividades físicas têm impacto positivo sobre a nossa saúde como um todo, bem como na saúde mental. A prática regular dessas atividades auxilia no gerenciamento do estresse, no controle da ansiedade e no equilíbrio do humor, auxiliando no tratamento de quadros como a depressão.

 

2.Mantenha uma alimentação saudável

Opte por uma alimentação saudável e balanceada, que priorize alimentos frescos e integrais. Não se esqueça de também de ingerir diariamente frutas e beber bastante água.

  

3.Cuide da qualidade do seu sono

Muitos processos biológicos importantes acontecem enquanto dormimos. Dormir uma quantidade adequada de horas é importante para manutenção da nossa saúde mental e para manutenção da nossa memória.

 

4.Mantenha relacionamentos saudáveis

O ser humano é um ser social e, portanto, é muito importante manter relacionamentos sociais saudáveis e prazerosos. Mesmo com as restrições de contato físico devido à pandemia, não deixe de telefonar para seus amigos, pais e familiares com frequência e ter uma boa conversa.

 

5.Priorize momentos em contato com a natureza

A vida na cidade impõe um ritmo por vezes muito acelerado no viver e os momentos em meio à natureza nos ajudam a nos reconectar com nosso tempo, reduzindo a sensação de ansiedade. Momentos ao ar livre também garantem o contato com a luz solar, importante para manter adequados os índices de vitamina D do nosso corpo, que também influenciam nosso humor.

 

6.Tenha momentos de reflexão e meditação

Separe alguns minutos do dia para refletir sobre suas escolhas e caminhos. Você pode registrar em um caderno como tem se sentido, os desafios que tem enfrentado e as metas pessoais que deseja para o ano de 2021. O importante aqui é que separe um tempo só para você.

 

7.Controle o tempo de exposição às notícias

Mantenha-se informado, mas evite passar muito tempo de seu dia buscando notícias sobre a pandemia e seus desdobramentos como número de casos, complicações, vacinas e etc.

 

 

Fonte: Texto da Prefeitura de São Paulo sob consultoria da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

Adquira agora sua aula online!
Clique aqui e fale conosco pelo Whatsapp ou preencha o formulário abaixo